Pamonha, pamonha, pamonha

Pamonha, pamonha, pamonha

“Pamonha, pamonha, pamonha. Pamonha de Piracicaba.”

Quando era criança, eu ouvia isso toda semana. Fosse em casa ou nas casas da minha avó, ou da minha tia. Eu e meus primos já sabíamos de cor e ficávamos só esperando para imitar o carro da pamonha, e, se tivéssemos sorte, comer as pamonhas também.

Independente do resultado, aquela expectativa já era uma pequena aventura.

Pensando bem, hoje, é engraçado imaginar que a gente ficasse feliz com alguma coisa que era sempre igual. Era como se assustar sempre com a cena de um filme de terror, mesmo já sabendo que o monstro vai aparecer naquela hora.

É o poder da expectativa, ou das expectativas, porque eram pequenas partes:

  1. O fato do vendedor aparecer sempre naquele dia e horário.
  2. Ele aparecer com o mesmo carro.
  3. O som gravado da “pamonha, pamonha, pamonha…”
  4. O cheiro da pamonha.

Isso, só o que eu lembro.

Atender à expectativa do público é essencial em qualquer negócio.

Li uma vez sobre uma marca de sabonete que, comprovadamente, era mais saudável para a pele, deixando-a macia e hidratada, mas que não conseguia cair no gosto do público.

A equipe de marketing entrou em ação e, depois de algumas pesquisas, descobriu o motivo do desgosto dos clientes: o sabonete quase não fazia espuma. Era uma expectativa: sabonete tem que fazer espuma, ponto.

Depois que esse detalhe foi corrigido sem perder as características do sabonete, o produto passou a fazer um grande sucesso, pois atendeu à expectativa básica de fazer espuma e ainda trouxe benefícios que outros sabonetes dos concorrentes não tinham. Superou as expectativas do cliente.

Superar a expectativa do público é o melhor dos mundos, claro, mas é aconselhável não começar a correr antes de aprender a gatinhar.

“Algumas empresas começaram totalmente inovadoras e deram certo”, você pode dizer. Concordo, mas se você esperar ter uma super ideia diferente de tudo, não vai começar nunca.

Faça o feijão com arroz bem feito e vá acrescentando os complementos: a carne, os legumes, a salada. A velocidade você vai saber, ou melhor, descobrir no caminho.

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