Um ditado ainda muito atual e que é uma ótima ferramenta de persuasão.
Até mesmo pessoas de quem normalmente não gostamos muito, como vendedores e telefonistas, podem nos convencer a fazer o que desejam se fizerem seus pedidos logo após nos prestarem um pequeno favor.
Não é a toa que dizemos “obrigado” quando algém nos faz algum favor.
Para não sermos vistos como ingratos ou aproveitadores nos sentimos OBRIGADOS a retribuir um favor. É um sentimento tão forte que devemos tomar cuidado para não sermos forçados a fazer coisas que normalmente não aceitaríamos.
Chamamos esse recurso de RECIPROCIDADE.
Mas o uso honesto desse recurso pode trazer resultados como o de um vendedor que vendeu 10 vezes mais queijos num mercado deixando os clientes cortarem fatias para si mesmos como amostra grátis.
Um efeito interessante é que o desejo de retribuir dura tanto tempo quanto maior for considerado o favor, sendo que há relatos de países que retribuíram favores recebidos de outras nações muitas décadas depois. Quem prestou o favor talvez até já tivesse esquecido, mas quem foi beneficiado não.
Use a reciprocidade com sabedoria e aumente seus resultados.
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