Jardim de Oportunidades: foco nos leads certos

Jardim de Oportunidades: foco nos leads certos

Imagine que seu negócio é um jardim. Não sei você, mas na minha cabeça já vem a visão de um monte de flores, borboletas e toda aquela maravilha colorida.

Mas tudo isso só vira realidade se você plantar e cuidar das flores. E para plantar precisamos de sementes, e é aí que o marketing entra.

Seus leads, ou potenciais clientes, são as sementes do seu negócio; sem eles não há clientes, e sem clientes, adeus jardim, quero dizer, negócio.

Escolher as melhores sementes dá ao seu jardim a chance de se tornar próspero e colorido. Errar na semente é matar o seu jardim dos sonhos antes mesmo de começar a plantar.

Então, se você não se preocupar em qualificar os seus leads (selecionar a semente), todo o trabalho que vem depois será feito em cima de uma lista de contatos de pessoas que talvez não sejam as ideais para adquirir o seu serviço/produto ou não estejam prontas ainda para a decisão de compra. 

Por exemplo, um lead que pede orçamento de instalação de ar condicionado, mas mora em uma região que sua empresa não atende. 

Uma frase que gosto muito é “a gente gosta de trabalhar, a gente só não gosta de trabalhar e não ter retorno”, e trabalhar com leads desqualificados é justamente isso, ter esforço com pouquíssimo retorno. Não dá para imaginar nada mais desanimador. 

Entendi, você deve estar dizendo, mas o que eu faço então?

Ainda bem que você perguntou, porque agora vamos falar sobre como qualificar seus leads.

Qualificar seus leads é tanto identificar os leads mais promissores quanto conduzir os leads que ainda não estão prontos numa jornada rumo à decisão de compra, ou seja, ao momento onde existe a maior chance de fechar negócio com você.

Vamos ao primeiro caso, você tem vários leads, mas não sabe se eles são qualificados ou não. Uma forma simplificada é verificar se eles se encaixam em 2 critérios:

1- Têm o perfil desejado da sua persona, do seu cliente ideal: você consegue perceber neles as características ideias de alguém que pode ter interesse no seu serviço/produto. Por exemplo, se você dá aulas online de inglês para viagem, com certeza ficará satisfeito com pessoas que entraram no seu site e informaram que têm interesse em aprender inglês para conhecer outros países e, além disso, sentiram-se atraídas pelo valor aproximado da mensalidade que você passou.

2- mostram interesse de compra: por exemplo, pessoas que interagem nas redes sociais da sua empresa, com as quais você já mantém um relacionamento, e assim pode partir para uma oferta mais direta do seu produto/serviço.

Mas o que fazer com os leads não qualificados, esquecer, jogar fora?

Não necessariamente. Muitas das pessoas na sua base de dados podem vir a se tornar clientes, mas ainda não estão preparadas para comprar de você. O que fazer então é nutrir os leads, isto é, prepará-los para atingirem o momento certo em que você poderá abordá-los com uma oferta.

E uma das maneiras de fazer isso é com o marketing de conteúdo.

No Instagram, por exemplo, seus conteúdos devem cumprir 3 papéis: atrair, envolver e por fim direcionar para o fechamento.

Atrair é criar o efeito “uau” que faz a pessoa parar de rolar o feed e prestar a atenção no que você tem a dizer.

Envolver é ser útil e assim criar relacionamento, gerando curtidas, comentários e compartilhamentos.

E direcionar para o fechamento é guiar o lead para o canal de fechamento do negócio, que pode ser uma página de vendas, WhatsApp ou o canal onde você tem a melhor chance de converter o lead em um cliente.

Esses papéis dependem muito do uso da linguagem ideal para atingir o lead de modo que ele se identifique e se emocione com seus conteúdos, e o copywriting é justamente a arte que permite que isso aconteça. Invista no copywriting para gerar leads qualificados e assim ter mais lucro no seu negócio.

Por fim, lembre-se de que a qualificação de leads é uma viagem, não um destino. Assim como um jardineiro cuida para que suas flores recebam sempre as quantidades ideais de água, luz e nutrientes, você deve cuidar da geração de leads qualificados para ter um negócio próspero e duradouro.

Deixe uma resposta