Provavelmente você já ouviu falar do famoso navio Titanic, que afundou em 1912 após colidir com um iceberg, resultando na morte de aproximadamente 1500 pessoas. Uma história trágica, mas que pode trazer uma lição de como NÃO conduzir o seu negócio.
Imagine que seu negócio é um belo navio navegando em alto mar. Você é o capitão, o destino é o sucesso e a tripulação são seus clientes, e sem eles não existe negócio. Para o barco chegar ao seu destino, você precisa evitar tudo o que possa afundá-lo. No entanto, existem 3 armadilhas comuns que podem fazer seu barco perder tripulantes valiosos e afundar no fracasso. Vamos explorá-las e aprender como evitá-las:
- Ignorar as reclamações dos clientes:
Assim como um capitão que não presta atenção aos alertas dos marinheiros, um negócio que ignora as reclamações dos clientes está condenado a naufragar. Fique atento às reclamações, elas podem revelar falhas na estratégia, os buracos no casco. Tape os buracos, isto é, resolva os problemas, antes que eles fiquem grandes demais e afundem o navio.
- Definir o preço de forma aleatória:
Imagine um navegador que joga os dados para decidir a rota. Você faz a mesma coisa quando define o preço de forma aleatória, sem pesquisa ou sem antes conscientizar os clientes do valor do seu produto/serviço. Você pode acabar em águas turbulentas ou em um banco de areia. Faça sua pesquisa, entenda o mercado e estabeleça preços que reflitam o valor real do seu produto ou serviço.
- Automação excessiva ou na hora errada.
Já pensou na confusão que seria há 100 anos ver um robô andando pelo navio dando ordens para a tripulação?
Muito pior do que os atuais atendimentos do tipo “digite 1 para vendas, 2 para comercial, 3 para financeiro…” e assim vai.
Então, melhore a experiência do seu cliente. Por mais incrível que pareça, pessoas ainda gostam de falar com pessoas, então aposte no atendimento um a um. Responda suas mensagens pessoalmente, tire dúvidas e automatize somente quando for necessário e não porque todo mundo está fazendo.
Evitando essas 3 armadilhas, seu negócio tem muito mais chances de navegar tranquilo e alcançar o sucesso desejado.
Deixe uma resposta